Como promover maior qualidade de vida no trabalho?

Home Como promover maior qualidade de vida no trabalho?
 quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

A qualidade de vida no trabalho é um conceito amplo que tem o intuito de encontrar o ponto de equilíbrio entre o bem-estar do trabalhador e a competência da empresa. Trata-se um termo que diz respeito às condições de vida dentro do ambiente corporativo, e corresponde ao grau de satisfação das necessidades pessoais que o trabalhador consegue obter enquanto exerce sua função.

Para melhorar a qualidade de vida no trabalho, as empresas costumam passar por ajustes em termos de infraestrutura, higiene e segurança, assim como mudanças que impactem nos aspectos psicológicos e sociais do ambiente.

Importância da qualidade de vida no trabalho

Estudos realizados ao longo dos anos em ambientes corporativos demonstram que não são apenas os bens materiais e tecnológicos que influenciam no crescimento econômico, mas sim, um bem mais complexo e subjetivo: o capital humano.

A importância da qualidade de vida no trabalho – ou QVT, como é denominada dentro das empresas – é evidente não apenas para corporações que procuram ter trabalhadores mais motivados e produtivos, mas também para os próprios trabalhadores que querem evoluir como profissionais e crescer em suas carreiras.

Podemos dizer, então, que a QVT é uma via de mão dupla que pode ser analisada sobre duas óticas: a da empresa e a de seus trabalhadores . Para os trabalhadores, a qualidade de vida no trabalho está associada ao que a organização faz para que eles possam ter satisfação e bem-estar no ambiente ao exercer suas funções.

No caso das empresas, a QVT está relacionada às práticas adotadas que têm o objetivo de potencializar os resultados positivos do capital humano para a organização, como qualidade, inovação e produtividade.

Fatores que determinam a qualidade de vida no trabalho

Alguns fatores são imprescindíveis para que haja qualidade de vida para os trabalhadores dentro das corporações:

  • Oportunidade de carreira

Aquelas empresas que oferecem várias oportunidades e perspectivas de futuro têm trabalhadores mais motivados, pois sabem que há chances de crescer na carreira – e por isso, vale a pena se esforçar ainda mais.

  • Satisfação com o trabalho

Fazemos melhor aquilo que gostamos de fazer. Logo, para que o trabalhador tenha  melhor desempenho, é preciso que ele esteja em uma função que ele goste de exercer. Não espere ter um profissional motivado, por exemplo, se ele tiver um perfil criativo e suas tarefas forem repetitivas.

  • Remuneração salarial

Embora não seja o único pré requisito para gerar satisfação nos trabalhadores, o salário é um dos principais e fundamentais fatores para que o profissional sinta-se realizado em seu trabalho.

  • Relações interpessoais

As boas relações no ambiente de trabalho influenciam diretamente no bem estar dos trabalhadores e na harmonia do ambiente corporativo. Para conseguir isso, é fundamental que a empresa elabore dinâmicas e busque a boa integração das equipes para evitar conflitos e diminuir desgastes.

O papel da empresa na qualidade de vida do trabalhador

Para proporcionar a qualidade de vida no trabalho para os trabalhadores, a empresa pode promover uma série de ações com o intuito de aumentar os níveis de satisfação. Essas ações podem ser desde atividades simples e sem custos à projetos mais complexos – tudo depende do tamanho e da área de atuação da empresa.

Ações voltadas ao bem estar corporativo podem ser fundamentais em termos de saúde laboral, sendo, inclusive, um bom fator de redução de custos.

O papel do trabalhador na qualidade de vida dentro da empresa

Ainda que as empresas sejam as grandes responsáveis por garantir a qualidade de vida no trabalho, também é papel do trabalhador contribuir com algumas atitudes e comportamentos como, ter responsabilidade, saber trabalhar em equipe e manter o foco em suas atividades.

gestão empresarial gestão empresarial gestão empresarial Normas de SST Normas Regulamentadoras Normas Regulamentadoras NRs NRs NRs Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Absenteísmo no Trabalho Agentes Físicos Agentes Químicos agentes-quimicos Ambiente Organizacional Atendimento às Novas Regras Ausência do Trabalhador Boa Relação no Trabalho Carteira de Trabalho Digital casa CIPA Clima Organizacional Como ser bem Sucedido no Trabalho Competências Comunicação Empresarial Consumo Consciente Diversidade nas Empresa Doença Ocupacional Embargos e Interdições Empresas Globalizadas Ergonomia Esocial esocial; gestão; sst eSocial; SST Ética Profissional Faltas do Trabalhador Gestão Gestão de Mudanças Habilidades Higiene Ocupacional Liderança Melhores Práticas mp Mudanças em SST Mudanças eSocial Nenhuma tag Nomas Regulamentadoras Normas de SST Normas Regulamentadoras nr NR 12 NR 28 NR 3 nr; indústria nr; nrs nr; redação NRs PCMSO Prevenção de Acidentes qualidade Qualidade de Vida Qualidade de Vida no Trabalho Redução de Custos Redução de Faltas Relacionamento Interpessoal Responsabilidade Social Saúde do Trabalhador Saúde do Trabalho Saúde no Trabalho Saúde Ocupacional Saúde Preventi Saúde Preventiva segurança Segurança do Trabalho Serviços em Eletricidade SESI SESI viva mais SST SST; NRs; PCMSO; Ergonomia; PPRA teste trabalho Trabalho em Equipe Treinamentos e Capacitações