NR 12 - A Segurança na Operação de Máquinas e Equipamentos

Home NR 12 - A Segurança na Operação de Máquinas e Equipamentos
 quarta-feira, 23 de junho de 2021

Quando falamos em operação segura de máquina e equipamento, estamos nos referindo em uma série de medidas preventivas para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, a fim de evitar a ocorrência de acidentes e doenças do trabalho, durante a fase de utilização das máquinas e equipamentos. Entende-se como fase de utilização o transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmonte da máquina ou equipamento.


A norma brasileira que trata especificamente deste assunto é a Norma Regulamentadora nº 12, ou melhor, a NR 12. Esta norma está vinculada à Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.


Como fazer uma gestão eficiente aplicando os critérios técnicos da NR 12?

Para o atendimento da NR 12, é necessária a implantação dos critérios legais da norma, assim como de outras normas técnicas aplicáveis. E para fazer uma gestão eficiente, o SESI DR Bahia entende que, primeiramente, deve ser elaborada uma apreciação de riscos das máquinas e equipamentos da empresa, com o intuito de analisar e avaliar os riscos existentes nas zonas de perigo.


E como deve ser a atuação do profissional que elabora a apreciação de riscos?

No SESI DR Bahia, os profissionais que trabalham na assessoria da NR 12, inicialmente, realizam visita técnica no ambiente de produção da empresa, para iniciar o processo de apreciação dos riscos das máquinas e equipamentos, onde serão levantados e observados os limites das máquinas, com intuito de verificar o funcionamento e a operação das mesmas. Posteriormente, são identificados os possíveis perigos que a máquina pode oferecer ao trabalhador. Para cada perigo identificado é feita a estimativa dos riscos, baseada nos critérios da NR-12 e da norma técnica NBR 12.100. Esta fase integra a análise de riscos das máquinas e equipamentos. Após esta etapa, é aplicada a avaliação dos riscos com o objetivo de verificar o potencial de risco de cada máquina ou equipamento.

De acordo com a NR 12, a apreciação de risco é o processo completo que compreende a análise de risco e a avaliação de risco.


Qual metodologia seguir?

Existem várias metodologias para apreciação de risco. O método utilizado pelo SESI DR Bahia baseia-se numa análise quantitativa e é denominado de HRN - HAZARD RATING NUMBER (Sistema de Valor de Classificação de Perigo).


E quais os benefícios da implementação da NR 12?

Considerando o cumprimento da NR 12 é requisito legal, um dos resultados deste atendimento é evitar a paralização do maquinário ou o pagamento de multas por autuação da auditoria fiscal do trabalho pelo não cumprimento desta norma. Porém, o principal objetivo é o de evitar a ocorrência de acidentes e doenças do trabalho com máquinas e equipamentos.


Entre em contato com o SESI, temos soluções em SST para seu negócio.

Ambientais Ambientais Ambientais covid covid covid covid equipamentos equipamentos gestão empresarial gestão empresarial gestão empresarial normas Normas de SST Normas Regulamentadoras Normas Regulamentadoras NRs NRs NRs Participação Participação Registros Ambientais Registros Ambientais Registros Ambientais saúde saúde Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Absenteísmo no Trabalho Agentes Físicos Agentes Químicos agentes-quimicos Ambiente Organizacional Atendimento às Novas Regras Ausência do Trabalhador Boa Relação no Trabalho Carteira de Trabalho Digital casa CIPA Clima Organizacional Como ser bem Sucedido no Trabalho Competências Comunicação Empresarial Consumo Consciente Diversidade nas Empresa Doença Ocupacional Embargos e Interdições Empresas Globalizadas Ergonomia Esocial esocial; gestão; sst eSocial; SST Ética Profissional Faltas do Trabalhador Gestão Gestão de Mudanças Habilidades Higiene Ocupacional lei Liderança Maquinas MEI Melhores Práticas mp Mudanças em SST Mudanças eSocial Nenhuma tag Nomas Regulamentadoras Normas de SST Normas Regulamentadoras nr NR 12 NR 28 NR 3 nr; indústria nr; nrs nr; redação nr12 NRs pandemia PCMSO PGR Prevenção de Acidentes qualidade Qualidade de Vida Qualidade de Vida no Trabalho Redução de Custos Redução de Faltas Relacionamento Interpessoal Responsabilidade Social Saúde do Trabalhador Saúde do Trabalho Saúde no Trabalho Saúde Ocupacional Saúde Preventi Saúde Preventiva segurança Segurança do Trabalho Serviços em Eletricidade SESI SESI viva mais SST SST; NRs; PCMSO; Ergonomia; PPRA teste trabalho Trabalho em Equipe Treinamentos e Capacitações