Trabalho em equipe: como ele pode fazer diferença no seu negócio!

Home Trabalho em equipe: como ele pode fazer diferença no seu negócio!
 quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

A evolução na maneira como o trabalho é organizado mostra que muito maiores são os ganhos para uma organização, quando o trabalho é realizado em equipe, onde a diversidade pode potencializar os resultados.

Qual a importância do trabalho em equipe?

O trabalho em equipe é caracterizado pela atividade executada por um grupo de pessoas que compartilham do mesmo objetivo e cooperam para alcançá-lo. Se bem estruturado, pode ser um diferencial na busca por resultados, trazendo inovação, assertividade, eficiência e maior produtividade para o negócio.

Quando uma equipe está bem entrosada, torna-se muito mais prazerosa a realização do trabalho e a busca pelo alcance dos objetivos.

Já o trabalhador, pode se beneficiar do trabalho em equipe na ampliação da perspectiva sobre o trabalho que está realizando, deixando a visão micro, e passando para uma visão macro desta atividade.

Quais habilidades são necessárias para trabalhar em equipe?

Gerenciar conflitos

Trabalhar em equipe nem sempre será um “mar de rosas”. Muitas vezes situações desagradáveis apareceram, e será preciso habilidade para resolvê-las.

Comunicação eficiente

Para o processo de comunicação ser eficiente, é necessário desenvolver uma comunicação simples e clara visando evitar dúvidas no entendimento.

Proatividade

Mostrar-se disposto a realizar uma atividade ou buscar uma solução para um problema mesmo que antecipadamente é uma característica bastante importante no trabalho em equipe.

Inovação

A inovação não pode faltar em uma boa equipe de trabalho. Por isso, o trabalhador deve ser estimulado a desenvolver a habilidade de “pensar fora da caixa”, estar atento às possibilidades de aprimoramento ou até a novas formas de realização do trabalho, principalmente quando se necessita potencializar resultados.

Confiança

Ser confiável e capaz de transmitir confiança é fundamental para o trabalho em equipe. Essa dinâmica de confiança mútua é essencial para que o trabalho flua com eficiência e a equipe alcance bons resultados. 

Respeito

O respeito, sem dúvida, é um pré-requisito para a boa convivência. Sem ele dificilmente o ambiente de trabalho será saudável. Ser capaz de respeitar o outro e exigir para si o mesmo respeito é fundamental no ambiente de trabalho.

Como estimular o trabalho em equipe na empresa

Trabalhar em equipe é desafiador. Entretanto, são muitas as estratégias para criar engajamento na equipe e torná-la um verdadeiro time. Veja algumas:

  • Esse trabalho já começa na seleção: busque mão de obra adequada. Ou seja, profissionais com um perfil favorável para o trabalho em equipe;

  • Conheça sua equipe e as potencialidades individuais de cada um para designar tarefas de acordo com suas habilidades; 

  • Promova a interação através de dinâmicas e atividades cooperativas. Busque manter um bom clima. Isso promove a união, e;

  • Acima de tudo comemore as vitórias! Mostre que o sucesso é decorrente do trabalho em equipe. 

Gostou do nosso conteúdo sobre trabalho em equipe? Então, veja também como melhorar o ambiente organizacional da sua empresa!

Ambientais Ambientais Ambientais covid covid covid covid equipamentos equipamentos gestão empresarial gestão empresarial gestão empresarial normas Normas de SST Normas Regulamentadoras Normas Regulamentadoras NRs NRs NRs Participação Participação Registros Ambientais Registros Ambientais Registros Ambientais saúde saúde Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Absenteísmo no Trabalho Agentes Físicos Agentes Químicos agentes-quimicos Ambiente Organizacional Atendimento às Novas Regras Ausência do Trabalhador Boa Relação no Trabalho Carteira de Trabalho Digital casa CIPA Clima Organizacional Como ser bem Sucedido no Trabalho Competências Comunicação Empresarial Consumo Consciente Diversidade nas Empresa Doença Ocupacional Embargos e Interdições Empresas Globalizadas Ergonomia Esocial esocial; gestão; sst eSocial; SST Ética Profissional Faltas do Trabalhador Gestão Gestão de Mudanças Habilidades Higiene Ocupacional lei Liderança Maquinas MEI Melhores Práticas mp Mudanças em SST Mudanças eSocial Nenhuma tag Nomas Regulamentadoras Normas de SST Normas Regulamentadoras nr NR 12 NR 28 NR 3 nr; indústria nr; nrs nr; redação nr12 NRs pandemia PCMSO PGR Prevenção de Acidentes qualidade Qualidade de Vida Qualidade de Vida no Trabalho Redução de Custos Redução de Faltas Relacionamento Interpessoal Responsabilidade Social Saúde do Trabalhador Saúde do Trabalho Saúde no Trabalho Saúde Ocupacional Saúde Preventi Saúde Preventiva segurança Segurança do Trabalho Serviços em Eletricidade SESI SESI viva mais SST SST; NRs; PCMSO; Ergonomia; PPRA teste trabalho Trabalho em Equipe Treinamentos e Capacitações