Saúde preventiva: Saiba como reduzir os custos com assistência médica

Home Saúde preventiva: Saiba como reduzir os custos com assistência médica
 quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Saúde preventiva é o conjunto de ações e medidas voltadas para a prevenção de doenças, traumas ou seu agravamento. Ela tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O diagnóstico precoce da enfermidade proporciona agilidade no tratamento e, por isso, cada vez mais empresas têm buscado investir na saúde preventiva de seus trabalhadores.

Organizações de sucesso compreenderam que assegurar o bem-estar de seus trabalhadores vai muito além de cumprir obrigações trabalhistas, e que promover a saúde preventiva é, na verdade, um investimento que proporciona retorno positivo para o negócio. 

Quer entender melhor a relação entre prevenção e redução de custos? Veja mais acompanhando nosso artigo até o final!

Qual o impacto da saúde preventiva na vida dos trabalhadores?

Programas de promoção da saúde mostram comprometimento da empresa em relação ao seu capital humano. Ao sentir-se cuidado e acolhido, ele se torna mais engajado e motivado. Além disso, o monitoramento periódico da saúde possibilita à organização realizar diagnósticos precoces evitando, assim, doenças graves e o possível afastamento do trabalhador.

Como a saúde preventiva ajuda na redução de custos com assistência médica?

A saúde preventiva determina uma mudança no modelo de assistência médica focado no tratamento de doenças para uma abordagem que dá prioridade à prevenção. O objetivo é ajudar o trabalhador a se manter saudável e incentivar o doente a participar de programas que contribuam para manter a sua qualidade de vida. Isso auxilia a empresa na redução de custos com assistência médica.

Como implementar ações de prevenção na empresa?

O processo de implementação de ações de saúde preventiva deve ser cuidadosamente planejado e incluir uma definição inicial dos objetivos do programa e do seu público-alvo, além das áreas da saúde que se pretende atingir. A seguir, veja as ações a serem implementadas e os resultados desejados.

Monitoramento do estado de saúde

Os programas de saúde preventiva devem ser planejados para que seja possível levantar todas as questões que dizem respeito à qualidade de vida dos trabalhadores, tais como histórico familiar e hábitos de vida.

Por isso, é necessário que a empresa monitore frequentemente o quadro geral de saúde dos funcionários, para que, assim, adeque as ações dos programas às reais necessidades de cada trabalhador.

Programa nutricional

A inclusão de programas nutricionais e de reeducação alimentar voltados à saúde preventiva é outra ação que pode ser implantada nas empresas. Nessa ação, é importante, especialmente, conscientizar os participantes sobre a dieta balanceada. Ela proporciona benefícios como a redução de índices de colesterol, pressão alta, diabetes, entre outras.

Incentivo à atividade física

Para atingir as metas de saúde, é imprescindível incentivar a prática de atividades físicas entre os trabalhadores, pois os exercícios contribuem muito para a melhora da saúde e o bem-estar de todos.

Implementar programas de ginástica laboral também é uma alternativa a ser levada em consideração.

Dessa maneira, com a saúde em dia, os trabalhadores  estarão mais motivados, aumentarão a produtividade, se sentirão mais seguros para realizar as atividades cotidianas, e terão orgulho de pertencer à organização

Ambientais Ambientais Ambientais covid covid covid covid equipamentos equipamentos gestão empresarial gestão empresarial gestão empresarial normas Normas de SST Normas Regulamentadoras Normas Regulamentadoras NRs NRs NRs Participação Participação Registros Ambientais Registros Ambientais Registros Ambientais saúde saúde Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Absenteísmo no Trabalho Agentes Físicos Agentes Químicos agentes-quimicos Ambiente Organizacional Atendimento às Novas Regras Ausência do Trabalhador Boa Relação no Trabalho Carteira de Trabalho Digital casa CIPA Clima Organizacional Como ser bem Sucedido no Trabalho Competências Comunicação Empresarial Consumo Consciente Diversidade nas Empresa Doença Ocupacional Embargos e Interdições Empresas Globalizadas Ergonomia Esocial esocial; gestão; sst eSocial; SST Ética Profissional Faltas do Trabalhador Gestão Gestão de Mudanças Habilidades Higiene Ocupacional lei Liderança Maquinas MEI Melhores Práticas mp Mudanças em SST Mudanças eSocial Nenhuma tag Nomas Regulamentadoras Normas de SST Normas Regulamentadoras nr NR 12 NR 28 NR 3 nr; indústria nr; nrs nr; redação nr12 NRs pandemia PCMSO PGR Prevenção de Acidentes qualidade Qualidade de Vida Qualidade de Vida no Trabalho Redução de Custos Redução de Faltas Relacionamento Interpessoal Responsabilidade Social Saúde do Trabalhador Saúde do Trabalho Saúde no Trabalho Saúde Ocupacional Saúde Preventi Saúde Preventiva segurança Segurança do Trabalho Serviços em Eletricidade SESI SESI viva mais SST SST; NRs; PCMSO; Ergonomia; PPRA teste trabalho Trabalho em Equipe Treinamentos e Capacitações