Saúde ocupacional: Saiba como fomentar na sua empresa

Home Saúde ocupacional: Saiba como fomentar na sua empresa
 quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

O que é saúde ocupacional e quais seus objetivos dentro de uma empresa?

Saúde ocupacional é a designação dada a área da saúde que se propõe a tratar e prevenir problemas decorrentes do ambiente e execução do trabalho e assim melhorar a qualidade de vida do trabalhador.

Seu objetivo nas empresas é garantir um ambiente seguro, para que todos possam trabalhar com tranquilidade, livres de riscos físicos, químicos, biológicos ou ergométricos.

Por ser obrigatória em toda as empresas, independente do seu porte, a Saúde ocupacional é fiscalizada pela Secretaria de Inspeção do Trabalho e todo empregador deve ficar atento para cumprir todas as regras estipuladas para esta área.

Como fomentar a saúde ocupacional na sua empresa?

Está buscando uma maneira de melhorar a área da saúde ocupacional do seu negócio? Veja abaixo algumas dicas para ter um ambiente de labor mais saudável primando pela qualidade de vida e bem-estar dos trabalhadores.

Ergonomia

Trabalhar em uma posição desconfortável pode acarretar danos à saúde física assim como irritabilidade e mau humor. O que não é nada bom em um ambiente de trabalho. 

Por isso, vale a pena investir em mobiliário adequado que garanta a mobilidade que seu trabalhador precisa para desenvolver suas funções de forma adequada. 

Além disso, incentivar a manutenção da postura correta e a troca de posição frequentes dos equipamentos é uma ótima dica.

Ginástica laboral

A ginástica laboral é uma ótima maneira de incentivar seus trabalhadores a ter uma vida mais saudável com a prática de atividade física no cotidiano.

Neste caso, os exercícios são feitos no ambiente de trabalho, durante a escala, e ajudam a melhorar a postura e prevenir lesões e doenças decorrentes das atividades de trabalho,além de proporcionar o bem-estar do trabalhador. 

Quick massage

Se você está em busca de algo diferente para baixar o nível de estresse dos seus funcionários, vale a pena apostar na Quick massage. Sua equipe vai agradecer.

Feita em uma cadeira, de curta duração e sem a necessidade de trocar de roupa, a Quick massage é uma combinação de massagens orientais que prometem oferecer alívio à tensão diária em ambientes corporativos. 

Programa de alimentação saudável

A má alimentação contribui para o desenvolvimento de inúmeros males e doenças como a obesidade, a hipertensão, a gastrite, entre outros que prejudicam a saúde e interferem na vida e no trabalho das pessoas. 

Por isso, programas de alimentação saudável no trabalho podem influenciar na mudança de hábitos dos trabalhadores garantindo a manutenção adequada da saúde por meio de hábitos alimentares corretos.

Além de tudo isso, também é interessante ficar atento às campanhas de vacinação para a equipe de trabalho e estimular à realização de exames periódicos. 

O setor de saúde ocupacional, se bem estruturado pode trazer inúmeros benefícios tanto para a empresa quanto para os trabalhadores , já eles ficarão  mais saudáveis e, consequentemente, mais felizes. Assim serão mais produtivos e trarão maiores resultados para a empresa.

Ambientais Ambientais Ambientais covid covid covid covid equipamentos equipamentos gestão empresarial gestão empresarial gestão empresarial normas Normas de SST Normas Regulamentadoras Normas Regulamentadoras NRs NRs NRs Participação Participação Registros Ambientais Registros Ambientais Registros Ambientais saúde saúde Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Absenteísmo no Trabalho Agentes Físicos Agentes Químicos agentes-quimicos Ambiente Organizacional Atendimento às Novas Regras Ausência do Trabalhador Boa Relação no Trabalho Carteira de Trabalho Digital casa CIPA Clima Organizacional Como ser bem Sucedido no Trabalho Competências Comunicação Empresarial Consumo Consciente Diversidade nas Empresa Doença Ocupacional Embargos e Interdições Empresas Globalizadas Ergonomia Esocial esocial; gestão; sst eSocial; SST Ética Profissional Faltas do Trabalhador Gestão Gestão de Mudanças Habilidades Higiene Ocupacional lei Liderança Maquinas MEI Melhores Práticas mp Mudanças em SST Mudanças eSocial Nenhuma tag Nomas Regulamentadoras Normas de SST Normas Regulamentadoras nr NR 12 NR 28 NR 3 nr; indústria nr; nrs nr; redação nr12 NRs pandemia PCMSO PGR Prevenção de Acidentes qualidade Qualidade de Vida Qualidade de Vida no Trabalho Redução de Custos Redução de Faltas Relacionamento Interpessoal Responsabilidade Social Saúde do Trabalhador Saúde do Trabalho Saúde no Trabalho Saúde Ocupacional Saúde Preventi Saúde Preventiva segurança Segurança do Trabalho Serviços em Eletricidade SESI SESI viva mais SST SST; NRs; PCMSO; Ergonomia; PPRA teste trabalho Trabalho em Equipe Treinamentos e Capacitações