Saiba a importância do relacionamento interpessoal no trabalho

Home Saiba a importância do relacionamento interpessoal no trabalho
 quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

“Relação interpessoal” é um termo muito utilizado no mundo corporativo, que você certamente já deve ter ouvido falar. Mas, afinal, o que ter relacionamento interpessoal no trabalho significa?


Para ser um profissional bem sucedido em qualquer campo de atuação, é preciso se relacionar e influenciar positivamente as pessoas ao redor. Ninguém trabalha sozinho e, em conjunto, é preciso obter cooperação, respeito e apoio.


Relacionamentos interpessoais são conexões, associações sociais ou afiliações entre duas ou mais pessoas. Esses relacionamentos variam em diferentes níveis de compartilhamento e intimidade, gerando o estabelecimento de um terreno comum, podendo ser centrados em torno de algo compartilhado entre dois indivíduos ou uma equipe.


Desenvolver o relacionamento interpessoal no trabalho significa ampliar as perspectivas para trabalhar efetivamente em conjunto, evitando situações de conflito, assim como aprender a ler as reações e modificar a abordagem quando necessário.


Qual a importância de um bom relacionamento interpessoal no trabalho?

O relacionamento interpessoal é fundamental em qualquer empresa, pois, como dissemos anteriormente, ninguém trabalha sozinho. Entre todos os tipos de relação, as profissionais costumam ser as mais delicadas, já que não podemos escolher quem serão nossos colegas de trabalho, chefes, equipe e clientes.


Problemas de relacionamento interpessoal no trabalho influenciam na produtividade, na motivação e na qualidade de vida, por isso, criar boas relações é tão importante para a construção de uma carreira.


Lembre-se: são as pessoas que movem os negócios e que estão por trás dos números, lucros e todo bom resultado. Logo, dá para entender a importância de se investir nas relações humanas, não é mesmo?


Como desenvolver um bom relacionamento interpessoal no trabalho?

Temos algumas dicas simples e infalíveis para o desenvolvimento interpessoal no ambiente de trabalho:


Invista em relacionamentos saudáveis


Se você for gestor, procure investir em sua equipe e na manutenção de bons relacionamentos. Uma boa maneira de fazer isso é evitar estimular a competição uns com os outros, e valorizar a cooperação entre colegas e equipes.


Resolva os conflitos


Mesmo que você estimule as boas relações, é normal que conflitos ocorram em qualquer circunstância. Chefes e gestores devem estar sempre atentos aos comportamentos de seus trabalhadores. Por isso, se surgirem diferenças e conflitos entre eles, haja com cautela, sem tomar partido de ninguém.


Procure promover o diálogo, evitando brigas e discussões: todos são peças chave no sucesso do negócio.


Conheça seus trabalhadores


Conheça o perfil comportamental de cada um de seus funcionários. Dessa forma, fica mais fácil identificar a melhor maneira de lidar individual ou coletivamente com cada um. Cada pessoa tem características e personalidades próprias e um bom gestor deve saber reconhecê-las.


Promova o desenvolvimento de sua equipe


Conhecendo o perfil dos trabalhadores, o próximo passo é investir no desenvolvimento de habilidades e aprimoramento de competências da equipe.


Coloque-se no lugar do outro


Um dos mais importantes princípios de um relacionamento é a empatia – ou seja, saber colocar-se no lugar do outro. Como citamos acima, cada pessoa é única dentro de suas peculiaridades, e é importante tentar compreender as coisas do ponto de vista do outro.


Seja comunicativo


Saber se comunicar não é o mesmo que falar sem parar, mas abordar alguém com simpatia e gentileza e desenvolvendo um diálogo claro e objetivo.


Seja prestativo


Como gestor, é importante dar o exemplo. Se você quer que seus trabalhadores  sejam mais prestativos uns com os outros, procure fazer o mesmo. Afinal, ninguém gosta de ter por perto pessoas que não se prontificam a ajudar.


Ser receptivo às relações interpessoais é um caminho para manter os canais de comunicação abertos e  tornar-se uma pessoa influente, possibilitando o crescimento na carreira.

Ambientais Ambientais Ambientais covid covid covid covid equipamentos equipamentos gestão empresarial gestão empresarial gestão empresarial normas Normas de SST Normas Regulamentadoras Normas Regulamentadoras NRs NRs NRs Participação Participação Registros Ambientais Registros Ambientais Registros Ambientais saúde saúde Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Absenteísmo no Trabalho Agentes Físicos Agentes Químicos agentes-quimicos Ambiente Organizacional Atendimento às Novas Regras Ausência do Trabalhador Boa Relação no Trabalho Carteira de Trabalho Digital casa CIPA Clima Organizacional Como ser bem Sucedido no Trabalho Competências Comunicação Empresarial Consumo Consciente Diversidade nas Empresa Doença Ocupacional Embargos e Interdições Empresas Globalizadas Ergonomia Esocial esocial; gestão; sst eSocial; SST Ética Profissional Faltas do Trabalhador Gestão Gestão de Mudanças Habilidades Higiene Ocupacional lei Liderança Maquinas MEI Melhores Práticas mp Mudanças em SST Mudanças eSocial Nenhuma tag Nomas Regulamentadoras Normas de SST Normas Regulamentadoras nr NR 12 NR 28 NR 3 nr; indústria nr; nrs nr; redação nr12 NRs pandemia PCMSO PGR Prevenção de Acidentes qualidade Qualidade de Vida Qualidade de Vida no Trabalho Redução de Custos Redução de Faltas Relacionamento Interpessoal Responsabilidade Social Saúde do Trabalhador Saúde do Trabalho Saúde no Trabalho Saúde Ocupacional Saúde Preventi Saúde Preventiva segurança Segurança do Trabalho Serviços em Eletricidade SESI SESI viva mais SST SST; NRs; PCMSO; Ergonomia; PPRA teste trabalho Trabalho em Equipe Treinamentos e Capacitações