Prevenção de Acidentes no Trabalho - Tudo que você precisa saber para pôr em prática!
Home Prevenção de Acidentes no Trabalho - Tudo que você precisa saber para pôr em prática!Uma empresa comprometida com os trabalhadores, sociedade e meio ambiente, precisa tratar com responsabilidade a prevenção de acidentes no trabalho. Quando as leis e normas de segurança são cumpridas, é possível prevenir todo e qualquer tipo de acidente.
Prevenção é a palavra chave para assegurar uma rotina e um ambiente de trabalho saudáveis e livres de incidentes que possam trazer prejuízo para os funcionários e a empresa. Prevenir é sempre o melhor remédio!
Há uma série de medidas que podem ser tomadas pelas empresas e também pelos colaboradores para minimizar os riscos. É necessário, no entanto, uma mudança significativa na ótica de ambos no que diz respeito às normas de segurança – é preciso estabelecer uma cultura real de prevenção de acidentes no trabalho.
As atitudes a serem tomadas nas empresas devem ir além dos alertas, e a prevenção deve ser uma preocupação não apenas dos empresários, mas também dos empregados.
A cultura de prevenção de acidentes no trabalho deve ser estabelecida de forma efetiva e permanente, de maneira a se tornar o resultado da comunicação direta entre o clima, o comportamento e a gestão de segurança do trabalho.
Em uma cultura real de prevenção, não podem existir maneiras de burlar o sistema de segurança, pois tudo deve ser voltado à prevenção de acidentes pelo trabalhador e todos os envolvidos. A produtividade é uma consequência deste trabalho e não o inverso.
Dicas para prevenção de acidentes no trabalho
Treinamento dos funcionários
Da mesma forma que os trabalhadores recebem capacitação para aprenderem as atividades que irão desempenhar na empresa e adquirirem experiência, também é necessário que eles passem por um treinamento específico para prevenção dos acidentes.
Isso envolve desde os treinamentos legais, a utilização correta de EPIs, participação em treinamentos de primeiros socorros, até o acompanhamento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Funcionários bem treinados e capacitados saberão como agir em situações de emergência.
Evitar multitarefas
Todo mundo sabe: quando não há atenção 100% focada no que se está fazendo, as chances de acidentes ocorrerem é bem maior. O mesmo se aplica ao ambiente de trabalho e a dispersão pode ser um grande fator de risco.
Muitas vezes, para parecer mais produtivo ou agradar os superiores por fazer inúmeras atividades ao mesmo tempo, o trabalhador acaba se tornando vulnerável à acidentes.
Esse tipo de atitude só aumenta os riscos e ainda faz com que a qualidade de entrega de cada atividade caia, já que não há dedicação total a nenhuma delas.
Manutenção preventiva das instalações da empresa
Uma manutenção preventiva adequada garante o bom funcionamento de máquinas, veículos, eletrônicos e outros itens. Além disso, minimiza as chances de algum acidente por defeito de funcionamento de algum componente como escadas, elevadores, máquinas e EPIs.
Como citamos no início, prevenir é sempre a melhor solução para garantir a integridade física dos trabalhadores e o bom resultado da empresa.
Sinalização adequada
A comunicação é imprescindível para evitar acidentes de trabalho, e para isso, é importante que haja uma sinalização adequada de todas as áreas de risco existentes dentro da empresa. No entanto, tenha cuidado para não classificar tudo como perigoso e acabar perdendo a efetividade da produção.
É essencial que haja uma análise prévia de risco de todos os ambientes da empresa, para a sua correta classificação.
Prevenir é melhor do que remediar!
Todas essas medidas que citamos ajudam a minimizar os riscos das mais variadas atividades. Opte sempre pela segurança em primeiro lugar!
Agora que você já sabe a importância de prevenir acidentes no trabalho, evite ocorrências na sua empresa!