Prevenção de Acidentes no Trabalho - Tudo que você precisa saber para pôr em prática!

Home Prevenção de Acidentes no Trabalho - Tudo que você precisa saber para pôr em prática!
 sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Uma empresa comprometida com os trabalhadores, sociedade e meio ambiente, precisa tratar com responsabilidade a prevenção de acidentes no trabalho. Quando as leis e normas de segurança são cumpridas, é possível prevenir todo e qualquer tipo de acidente.


Prevenção é a palavra chave para assegurar uma rotina e um ambiente de trabalho saudáveis e livres de incidentes que possam trazer prejuízo para os funcionários e a empresa. Prevenir é sempre o melhor remédio!


Há uma série de medidas que podem ser tomadas pelas empresas e também pelos colaboradores para minimizar os riscos. É necessário, no entanto, uma mudança significativa na ótica de ambos no que diz respeito às normas de segurança – é preciso estabelecer uma cultura real de prevenção de acidentes no trabalho.


As atitudes a serem tomadas nas empresas devem ir além dos alertas, e a  prevenção deve ser uma preocupação não apenas dos empresários, mas também dos empregados.


A cultura de prevenção de acidentes no trabalho deve ser estabelecida de forma efetiva e permanente, de maneira a se tornar o resultado da comunicação direta entre o clima, o comportamento e a gestão de segurança do trabalho.


Em uma cultura real de prevenção, não podem existir maneiras de burlar o sistema de segurança, pois tudo deve ser voltado à prevenção de acidentes pelo trabalhador e todos os envolvidos. A produtividade é uma consequência deste trabalho e não o inverso.


Dicas para prevenção de acidentes no trabalho


Treinamento dos funcionários


Da mesma forma que os trabalhadores recebem capacitação para aprenderem as atividades que irão desempenhar na empresa e adquirirem experiência, também é necessário que eles passem por um treinamento específico para prevenção dos acidentes.

Isso envolve desde os treinamentos legais, a utilização correta de EPIs, participação em treinamentos de primeiros socorros, até o acompanhamento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Funcionários bem treinados e capacitados saberão como agir em situações de emergência.


Evitar multitarefas


Todo mundo sabe: quando não há atenção 100% focada no que se está fazendo, as chances de acidentes ocorrerem é bem maior. O mesmo se aplica ao ambiente de trabalho e a dispersão pode ser um grande fator de risco.

Muitas vezes, para parecer mais produtivo ou agradar os superiores por fazer inúmeras atividades ao mesmo tempo, o trabalhador acaba se tornando vulnerável à acidentes.

Esse tipo de atitude só aumenta os riscos e ainda faz com que a qualidade de entrega de cada atividade caia, já que não há dedicação total a nenhuma delas.


Manutenção preventiva das instalações da empresa


Uma manutenção preventiva adequada garante o bom funcionamento de máquinas, veículos, eletrônicos e outros itens. Além disso, minimiza as chances de algum acidente por defeito de funcionamento de algum componente como escadas, elevadores, máquinas e EPIs.


Como citamos no início, prevenir é sempre a melhor solução para garantir a integridade física dos trabalhadores e o bom resultado da empresa.


Sinalização adequada


comunicação é imprescindível para evitar acidentes de trabalho, e para isso, é importante que haja uma sinalização adequada de todas as áreas de risco existentes dentro da empresa. No entanto, tenha cuidado para não classificar tudo como perigoso e acabar perdendo a efetividade da produção.


É essencial que haja uma análise prévia de risco de todos os ambientes da empresa, para a sua correta classificação.


Prevenir é melhor do que remediar!


Todas essas medidas que citamos ajudam a minimizar os riscos das mais variadas atividades. Opte sempre pela segurança em primeiro lugar!


Agora que você já sabe a importância de prevenir acidentes no trabalho, evite ocorrências na sua empresa!

gestão empresarial gestão empresarial gestão empresarial Normas de SST Normas Regulamentadoras Normas Regulamentadoras NRs NRs NRs Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Absenteísmo no Trabalho Agentes Físicos Agentes Químicos agentes-quimicos Ambiente Organizacional Atendimento às Novas Regras Ausência do Trabalhador Boa Relação no Trabalho Carteira de Trabalho Digital casa CIPA Clima Organizacional Como ser bem Sucedido no Trabalho Competências Comunicação Empresarial Consumo Consciente Diversidade nas Empresa Doença Ocupacional Embargos e Interdições Empresas Globalizadas Ergonomia Esocial esocial; gestão; sst eSocial; SST Ética Profissional Faltas do Trabalhador Gestão Gestão de Mudanças Habilidades Higiene Ocupacional Liderança Melhores Práticas mp Mudanças em SST Mudanças eSocial Nenhuma tag Nomas Regulamentadoras Normas de SST Normas Regulamentadoras nr NR 12 NR 28 NR 3 nr; indústria nr; nrs nr; redação NRs PCMSO Prevenção de Acidentes qualidade Qualidade de Vida Qualidade de Vida no Trabalho Redução de Custos Redução de Faltas Relacionamento Interpessoal Responsabilidade Social Saúde do Trabalhador Saúde do Trabalho Saúde no Trabalho Saúde Ocupacional Saúde Preventi Saúde Preventiva segurança Segurança do Trabalho Serviços em Eletricidade SESI SESI viva mais SST SST; NRs; PCMSO; Ergonomia; PPRA teste trabalho Trabalho em Equipe Treinamentos e Capacitações