Prevenção de Acidentes no Trabalho - Tudo que você precisa saber para pôr em prática!

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 sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Uma empresa comprometida com os trabalhadores, sociedade e meio ambiente, precisa tratar com responsabilidade a prevenção de acidentes no trabalho. Quando as leis e normas de segurança são cumpridas, é possível prevenir todo e qualquer tipo de acidente.


Prevenção é a palavra chave para assegurar uma rotina e um ambiente de trabalho saudáveis e livres de incidentes que possam trazer prejuízo para os funcionários e a empresa. Prevenir é sempre o melhor remédio!


Há uma série de medidas que podem ser tomadas pelas empresas e também pelos colaboradores para minimizar os riscos. É necessário, no entanto, uma mudança significativa na ótica de ambos no que diz respeito às normas de segurança – é preciso estabelecer uma cultura real de prevenção de acidentes no trabalho.


As atitudes a serem tomadas nas empresas devem ir além dos alertas, e a  prevenção deve ser uma preocupação não apenas dos empresários, mas também dos empregados.


A cultura de prevenção de acidentes no trabalho deve ser estabelecida de forma efetiva e permanente, de maneira a se tornar o resultado da comunicação direta entre o clima, o comportamento e a gestão de segurança do trabalho.


Em uma cultura real de prevenção, não podem existir maneiras de burlar o sistema de segurança, pois tudo deve ser voltado à prevenção de acidentes pelo trabalhador e todos os envolvidos. A produtividade é uma consequência deste trabalho e não o inverso.


Dicas para prevenção de acidentes no trabalho


Treinamento dos funcionários


Da mesma forma que os trabalhadores recebem capacitação para aprenderem as atividades que irão desempenhar na empresa e adquirirem experiência, também é necessário que eles passem por um treinamento específico para prevenção dos acidentes.

Isso envolve desde os treinamentos legais, a utilização correta de EPIs, participação em treinamentos de primeiros socorros, até o acompanhamento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Funcionários bem treinados e capacitados saberão como agir em situações de emergência.


Evitar multitarefas


Todo mundo sabe: quando não há atenção 100% focada no que se está fazendo, as chances de acidentes ocorrerem é bem maior. O mesmo se aplica ao ambiente de trabalho e a dispersão pode ser um grande fator de risco.

Muitas vezes, para parecer mais produtivo ou agradar os superiores por fazer inúmeras atividades ao mesmo tempo, o trabalhador acaba se tornando vulnerável à acidentes.

Esse tipo de atitude só aumenta os riscos e ainda faz com que a qualidade de entrega de cada atividade caia, já que não há dedicação total a nenhuma delas.


Manutenção preventiva das instalações da empresa


Uma manutenção preventiva adequada garante o bom funcionamento de máquinas, veículos, eletrônicos e outros itens. Além disso, minimiza as chances de algum acidente por defeito de funcionamento de algum componente como escadas, elevadores, máquinas e EPIs.


Como citamos no início, prevenir é sempre a melhor solução para garantir a integridade física dos trabalhadores e o bom resultado da empresa.


Sinalização adequada


comunicação é imprescindível para evitar acidentes de trabalho, e para isso, é importante que haja uma sinalização adequada de todas as áreas de risco existentes dentro da empresa. No entanto, tenha cuidado para não classificar tudo como perigoso e acabar perdendo a efetividade da produção.


É essencial que haja uma análise prévia de risco de todos os ambientes da empresa, para a sua correta classificação.


Prevenir é melhor do que remediar!


Todas essas medidas que citamos ajudam a minimizar os riscos das mais variadas atividades. Opte sempre pela segurança em primeiro lugar!


Agora que você já sabe a importância de prevenir acidentes no trabalho, evite ocorrências na sua empresa!

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