O que é Liderança: O que você precisa saber para ser um bom líder!

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 quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Muito se fala sobre o assunto, mas, afinal, o que é liderança? De maneira simplificada, liderança é a arte de motivar e comandar um grupo de pessoas à atuar em busca de um objetivo comum. O líder, é aquele que tem a função de unir as forças de cada membro, para que juntos, possam alcançar os objetivos do grupo.

A liderança pode ser natural do indivíduo, mas também pode ser estimulada por meio do autodesenvolvimento, do exercício de aprimorar as habilidades, e do poder de mobilizar cuidadosamente seus pontos fortes e dos outros.

O que é liderança no ambiente laboral

Um verdadeiro líder não é somente aquele que delega tarefas e cobra resultados, mas também – e principalmente – aquele que lidera pelo exemplo e apoia a equipe a alcançar o bem comum.

Por isso, um ambiente de trabalho saudável e produtivo precisa de um profissional que inspire e seja referência, conduzindo os demais profissionais a desempenharem suas funções de maneira eficaz e eficiente – ou seja, um líder.

Liderar é a arte de gerir pessoas, conduzir processos e apresentar resultados em um tempo determinado. Por isso, a figura do líder é de extrema importância dentro das organizações, visto que é ele quem proporcionará um ambiente seguro para que os demais trabalhadores desempenhem bem suas funções. É do líder a responsabilidade de promover engajamento, comprometimento e foco de equipes e profissionais envolvidos nos processos de trabalho.

Um profissional com perfil e habilidades de liderança pode oferecer diversos benefícios, tanto à organização, quanto aos liderados.

Entre as habilidades de liderança que se destacam, estão:

  • A comunicação;

  • O relacionamento;

  • A visão crítica;

  • A gestão de conflitos;

  • O planejamento estratégico, entre outros.

Qualidades de liderança

Para ser um bom líder, é necessário ter qualidades fundamentais para o desempenho da função, e aprimorá-las o tempo inteiro. A tarefa de gerir pessoas e projetos pode ser árdua, e traz novas situações com frequência, fazendo com que o gestor busque a flexibilidade necessária para resolver cada uma delas.

Dentre as qualidades fundamentais de um líder, estão: 

Comunicação

Essa é uma qualidade de liderança considerada importante por muitos especialistas, visto que, entre as principais funções de um gestor, está a comunicação de conteúdos e estratégias internas e externas.

O fluxo de informação não pode ser unilateral: os bons líderes têm sempre um ouvido atento às demandas e preocupações de seus liderados. A comunicação, para ser bem sucedida, precisa de um toque de diplomacia e sabedoria na hora de lidar com os conflitos.

Dar “o bom exemplo”

Líderes são observados constantemente e, por isso, devem agir de maneira exemplar. Aqueles que estão em posição de comando e pedem algo de seus colaboradores que eles próprios não fariam, por exemplo, perdem a credibilidade.

Responsabilidade

Quem toma decisões e assume a responsabilidade por elas é o líder, embora muita gente acredite que as competências de liderança também podem ser vistas como uma forma de renunciar a responsabilidade e delegar tarefas. Aqueles que transmitem responsabilidades para os seus trabalhadores devem motivá-los e assegurar seu comprometimento.

Definir objetivos e expectativas

Uma equipe só trabalhará em prol de um objetivo, se este lhe for explicado claramente. Os líderes que atribuem aos liderados tarefas desafiadoras com prazos claros e realistas podem esperar bons resultados.

Reconhecer e promover o potencial

Os gestores com qualidades de liderança têm um sexto sentido para compreender como as pessoas funcionam: reconhecem capacidades especiais e sabem como utilizá-las em prol da empresa. Em vez de se assustar com potenciais concorrentes, o verdadeiro líder incentiva os profissionais talentosos e os motiva a se transformarem em novos líderes.

Tolerar os erros e trabalhar em conjunto

Uma boa liderança mostra um certo grau de tolerância para com os erros dos seus liderados. Procure fazer um exercício: em vez de se irritar e criticar, trabalhe em equipe para analisar as falhas e minimizar os erros, evitando que eles venham a se repetir. Uma equipe que tem medo do seu líder não consegue trabalhar com visão ampla e dedicação total, o que impossibilita de chegar à resultados cada vez melhores.

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