Norma NR 10: Entenda como funciona essa regulamentação

Home Norma NR 10: Entenda como funciona essa regulamentação
 sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Todas as empresas privadas, órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como os órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário que possuam empregados registrados pela CLT, devem cumprir as Normas Regulamentadoras relativas à saúde e segurança do trabalho.


O não cumprimento dessas normas acarreta ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação. Uma das normas é a norma NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.


O que é a norma NR 10?


A norma NR 10 já é bem conhecida entre os profissionais da área de elétrica, mas, ainda existem aqueles que não têm uma compreensão exata do que ela trata, nem qual a sua importância.


Trata-se de uma norma que estabelece os requisitos e condições mínimas aos trabalhadores que direta ou indiretamente lidam com instalações elétricas e serviços de eletricidade.


Ela tem o objetivo de implementar medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde desses trabalhadores.


A NR 10 tem aplicação exclusivamente nas fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação e manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.


Só é permitido trabalhar em instalações elétricas pessoas que têm autorização e treinamento específico e obrigatório, com grade curricular estabelecida pela norma. É possível ver essas e outras obrigatoriedades que a norma estabelece em relação à habilitação, qualificação, capacitação e autorização dos trabalhadores no item 10.8 da NR10.



Qual a origem da norma NR 10?


O debate sobre os sérios riscos a que são expostos os profissionais que trabalham com instalações elétricas e prestação de serviços de eletricidade começou a ganhar espaço no Brasil na década de 60.


A NR 10 foi publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 1978, com o objetivo de dar solução a esse problema. No entanto, nos anos seguintes, foi constatada a necessidade de atualizar a Norma, pois os números de acidentes envolvendo trabalhadores nestas condições no país permaneciam alarmantes.


O último texto base da NR 10 começou a ser elaborado em 2001 por um grupo de engenheiros eletricistas e técnicos em segurança do trabalho de diferentes instituições do governo. Em 2004, a norma foi modificada pela última vez e suas práticas e recomendações são utilizadas até hoje.


Qual a importância da norma NR 10?


A NR 10 tem muitas exigências e uma das mais importantes é a obrigatoriedade de que todos os profissionais que trabalham com atividades elétricas realizem um treinamento de 40 horas, que funciona como um curso básico da norma. O conteúdo programático aborda as principais características do trabalho com eletricidade e seus riscos, medidas de controle, técnicas e procedimentos.


Além do curso, os profissionais precisam participar de novos treinamentos regularmente, para que possam estar atualizados em relação a todo o conteúdo.


A efetividade da NR 10 pode ser comprovada por meio do esforço crescente que empresas privadas do setor elétrico têm adotado para tornar seus ambientes de trabalho mais seguros e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.


Nesse contexto, é imprescindível que cada vez mais gestores e empresários procurem adequar suas empresas à norma NR 10. Além da aplicação da legislação e dos mecanismos de segurança, é importante ter consciência de que o comportamento seguro faz toda a diferença para a saúde e segurança de todos.

Ambientais Ambientais Ambientais covid covid covid covid equipamentos equipamentos gestão empresarial gestão empresarial gestão empresarial normas Normas de SST Normas Regulamentadoras Normas Regulamentadoras NRs NRs NRs Participação Participação Registros Ambientais Registros Ambientais Registros Ambientais saúde saúde Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Absenteísmo no Trabalho Agentes Físicos Agentes Químicos agentes-quimicos Ambiente Organizacional Atendimento às Novas Regras Ausência do Trabalhador Boa Relação no Trabalho Carteira de Trabalho Digital casa CIPA Clima Organizacional Como ser bem Sucedido no Trabalho Competências Comunicação Empresarial Consumo Consciente Diversidade nas Empresa Doença Ocupacional Embargos e Interdições Empresas Globalizadas Ergonomia Esocial esocial; gestão; sst eSocial; SST Ética Profissional Faltas do Trabalhador Gestão Gestão de Mudanças Habilidades Higiene Ocupacional lei Liderança Maquinas MEI Melhores Práticas mp Mudanças em SST Mudanças eSocial Nenhuma tag Nomas Regulamentadoras Normas de SST Normas Regulamentadoras nr NR 12 NR 28 NR 3 nr; indústria nr; nrs nr; redação nr12 NRs pandemia PCMSO PGR Prevenção de Acidentes qualidade Qualidade de Vida Qualidade de Vida no Trabalho Redução de Custos Redução de Faltas Relacionamento Interpessoal Responsabilidade Social Saúde do Trabalhador Saúde do Trabalho Saúde no Trabalho Saúde Ocupacional Saúde Preventi Saúde Preventiva segurança Segurança do Trabalho Serviços em Eletricidade SESI SESI viva mais SST SST; NRs; PCMSO; Ergonomia; PPRA teste trabalho Trabalho em Equipe Treinamentos e Capacitações