Gestão de mudanças com foco em SST

Home Gestão de mudanças com foco em SST
 sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Como imaginar uma mudança na sistemática de trabalho, que implique em absorver novas culturas e métodos, pelas pessoas de uma empresa que já estão muitas vezes há dezenas de anos acostumados a sua rotina?


Para entender estas questões deve-se primeiro buscar o entendimento do que significa gestão de mudanças, também conhecida como mudança organizacional.


O que é gestão de mudanças?


A gestão de mudanças pode ser definida como a aplicação de um processo estruturado e de um conjunto de ferramentas para liderar o lado humano durante o processo, afim de  atingir o resultado do negócio desejado.


Ela busca trabalhar com todos os níveis e camadas da empresa com o objetivo de prepará-los para as mudanças em curso, desde o indivíduo passando pelas equipes, gestores e alta diretoria até a organização como um todo.


É uma abordagem única que frequentemente não é aplicada de maneira adequada no ambiente empresarial.


Uma das principais características da gestão de mudanças está centrada na forma como as pessoas e as equipes são afetadas por um processo de transição organizacional.


Obstáculos enfrentados para implantar a gestão de mudanças


A resistência à mudança tem sido entendida como a principal causa de conflitos indesejáveis e prejudiciais à organização dificultando assim a implantação de um sistema de gestão em segurança e saúde do trabalho, porém pode ser minimizada com técnicas apropriadas.


A mudança é geralmente temida porque pode ameaçar os direitos adquiridos e alterar à maneira estabelecida de realização das tarefas.


Outro fator que interfere na aceitação desse processo, são as questões culturais que podem transformar-se em entraves ou obstáculos significativos para as mudanças requeridas quando da implementação de um sistema de gestão, como a de segurança e saúde do trabalho, por exemplo. Portanto, conhecer a maturidade da cultura existente numa empresa é essencial para a formulação de planos de mudanças, quando necessárias.


Benefícios alcançados com a gestão de mudanças


O processo de implantação de um sistema de gestão agrega valor à cultura organizacional, pois desenvolve competências relacionadas ao planejamento e execução das atividades, prioriza a capacidade de trabalho em equipe e promove a confiabilidade do sistema produtivo.


Implementar um sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho traz benefícios para a empresa, como o alinhamento das necessidades dos trabalhadores com a política e diretrizes de segurança, transmissão de mais confiança para os clientes internos e externos e diminuição da susceptibilidade da empresa em relação aos passivos trabalhistas e de fiscalização.


Contudo, para se obter sucesso na implementação desse tipo de sistema, a empresa deve buscar, por meio de atitudes e recursos, a direta e intensa participação de todos os trabalhadores.


A demanda de uma empresa para implantar um sistema de gestão em segurança e saúde do trabalho, terá que de alguma forma, atender aos aspectos que norteiam a gestão de mudanças.


É óbvio que o tamanho ou tipo da mudança que deverá ocorrer dependerá do diagnóstico da própria empresa e de quanto ela está afastada dos padrões propostos pelas normas que compõe o sistema de gestão.


Deve-se sempre avaliar os riscos


A empresa deve estabelecer e manter procedimentos para a identificação contínua de perigos, a avaliação de riscos e a implementação das medidas de controle necessárias. A identificação e avaliação dos perigos é fundamental e deve incluir atividades de rotina e não-rotineiras, entre outros, bem como os trabalhadores, contratados, visitantes e outros que não estejam sob o controle direto da organização.


Os procedimentos para a identificação de perigos e para a avaliação de riscos devem levar em consideração as mudanças ou propostas de mudança na organização, em suas atividades ou materiais.


Os processos de identificação de perigo, avaliação e controle de riscos devem ser revisados dentro de um determinado tempo pré-estabelecido pela empresa para assegurar que o sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho atenda com eficiência às mudanças e que esteja comprometido com a melhoria contínua.


A empresa deve considerar os perigos e o potencial risco associado aos processos ou operações novas ainda na fase de projeto e também nas mudanças da organização, operações existentes, produtos, serviços ou fornecedores. São exemplos as seguintes circunstâncias que devem provocar uma gerência do processo da mudança:


  • Nova tecnologia, equipamento ou ambiente do trabalho;
  • Procedimentos, práticas de trabalho, especificação do projeto ou padrões novos ou revisados;
  • Diferentes tipos ou classes de matéria-prima;
  • Mudanças significativas à estrutura organizacional e staff do local, incluindo os contratados;
  • Modificações de dispositivos de saúde e de segurança e de equipamento ou de controles.


Quem precisa participar do processo da gestão de mudança


A participação dos trabalhadores e terceirizados é essencial para a gestão de mudanças. Os trabalhadores devem ser envolvidos no desenvolvimento e na revisão dos procedimentos de gestão de riscos e serem consultados sobre todas as mudanças que possam afetar a sua segurança e saúde do trabalho.


A empresa deve assegurar que quaisquer mudanças necessárias resultantes de ações corretivas e ações preventivas sejam feitas na documentação do sistema de gestão da SST.

Um dos grandes desafios das empresas atualmente é o de atender as regras de transmissão e envio de informações ao eSocial, em particular os eventos ligados à SST. O atendimento de tais regras influenciará no processo de mudança cultural e de gestão das empresas.


Sendo assim, o primeiro passo é definir os objetivos estratégicos e a nova missão da empresa. Com isso também é necessário construir uma equipe de mudança e envolver as pessoas nessa nova prática.


Algumas estratégias podem ser aplicadas para a gestão de mudanças nas organizações. Uma delas consiste em preparar e treinar os empregados para os novos procedimentos introduzidos pela mudança. Além da educação, o tempo é fundamental para que as pessoas incorporem os novos conceitos. 


Planejar, aplicar e medir os impactos das mudanças


Mudanças devem ser planejadas de forma sistemática. Ao mesmo tempo, as empresas devem usar o processo para identificar oportunidades de segurança e saúde do trabalho e para reduzir riscos.


Existem alterações que ocorrem frequentemente com relação às normas de segurança e saúde do trabalho publicadas por órgãos do governo. Estas alterações devem ser acompanhadas constantemente pelas empresas, a fim de que não gerem problemas quanto ao descumprimento das leis, o que poderia gerar a aplicação de multas pelos respectivos órgãos do governo.


Toda mudança proposta nos processos de trabalho das empresas poderá exigir a implantação de normas de segurança e saúde do trabalho e para isso deverá haver um planejamento para o atendimento legal, que muitas vezes irá exigir a elaboração de documentos e a capacitação dos envolvidos.


Portanto, efetivamente, gerir a mudança exige reavaliação contínua do seu impacto, do comprometimento das equipes de trabalho e da capacidade para lidar com as consequências de cada etapa da mudança.

Ambientais Ambientais Ambientais covid covid covid covid equipamentos equipamentos gestão empresarial gestão empresarial gestão empresarial normas Normas de SST Normas Regulamentadoras Normas Regulamentadoras NRs NRs NRs Participação Participação Registros Ambientais Registros Ambientais Registros Ambientais saúde saúde Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Absenteísmo no Trabalho Agentes Físicos Agentes Químicos agentes-quimicos Ambiente Organizacional Atendimento às Novas Regras Ausência do Trabalhador Boa Relação no Trabalho Carteira de Trabalho Digital casa CIPA Clima Organizacional Como ser bem Sucedido no Trabalho Competências Comunicação Empresarial Consumo Consciente Diversidade nas Empresa Doença Ocupacional Embargos e Interdições Empresas Globalizadas Ergonomia Esocial esocial; gestão; sst eSocial; SST Ética Profissional Faltas do Trabalhador Gestão Gestão de Mudanças Habilidades Higiene Ocupacional lei Liderança Maquinas MEI Melhores Práticas mp Mudanças em SST Mudanças eSocial Nenhuma tag Nomas Regulamentadoras Normas de SST Normas Regulamentadoras nr NR 12 NR 28 NR 3 nr; indústria nr; nrs nr; redação nr12 NRs pandemia PCMSO PGR Prevenção de Acidentes qualidade Qualidade de Vida Qualidade de Vida no Trabalho Redução de Custos Redução de Faltas Relacionamento Interpessoal Responsabilidade Social Saúde do Trabalhador Saúde do Trabalho Saúde no Trabalho Saúde Ocupacional Saúde Preventi Saúde Preventiva segurança Segurança do Trabalho Serviços em Eletricidade SESI SESI viva mais SST SST; NRs; PCMSO; Ergonomia; PPRA teste trabalho Trabalho em Equipe Treinamentos e Capacitações