Tudo o que você precisa saber sobre ética profissional

Home Tudo o que você precisa saber sobre ética profissional
 sexta-feira, 25 de outubro de 2019

A origem da palavra “ética” vem do grego “ethos”, que significa tudo aquilo que pertence a um “costume superior”, “hábito” ou “modo de ser”. Trata-se de uma disciplina da filosofia que estuda a conduta humana. Por isso, pode-se dizer que a ética está relacionada ao caráter, uma conduta genuinamente humana e enraizada, que vêm de dentro para fora.


Já a ética profissional, é um conjunto de valores e atitudes positivas que formam a consciência do profissional, que são aplicados ao ambiente de trabalho. A ética no meio corporativo é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os trabalhadores.


A ética profissional e valor estratégico


As mudanças na sociedade e a tomada de consciência por parte da população no que diz respeito à responsabilidade social, têm levado as empresas a quebrar paradigmas, modificar seus conceitos e buscar uma postura mais humana, transparente e coerente para manter seu público. Nesse contexto, a ética acabou ganhando um novo valor: o valor estratégico.


Por isso, a ética profissional, vai para além de ser uma virtude enraizada do indivíduo, se tornou parte da estratégia organizacional e um diferencial competitivo no mercado de trabalho.


Mesmo que seja usada de maneira pensada, a ética, quando adotada pela empresa como diferencial, também contribui com o desenvolvimento dos trabalhadores, que são estimulados a melhorar suas habilidades, como relacionamentos interpessoais e liderança.




Benefícios da ética profissional


Quem se vale da ética profissional no ambiente de trabalho costuma ser admirado e respeitado por colegas e clientes. Para esses profissionais, a conduta correta age como um filtro que não permite fazer uso de mentiras, fofocas ou prejuízos aos companheiros de trabalho, entre outros pontos negativos.


Os gestores, por serem líderes, devem basear-se fundamentalmente pela ética profissional, oferecendo feedbacks contínuos aos seus funcionários, desenvolvendo as competências do cargo com êxito e sendo honestos em suas atitudes.


São também os gestores que devem procurar deixar o ambiente corporativo mais harmônico, não inventando mentiras para mostrar seu trabalho e estando sempre dispostos a ouvir.

Fazer uso da ética profissional  traz vantagens e benefícios para todos, já que o seu objetivo é proporcionar o crescimento da empresa e de todos os envolvidos.


O que fazer para manter a ética profissional no trabalho?


Para exercer a ética no ambiente de trabalho, basta seguir algumas dicas muito simples:


Seja honesto


A honestidade não deve ser aplicada apenas na vida pessoal, mas também na vida profissional. Procure agir de forma honrada e digna em qualquer situação, praticando a sinceridade com seus líderes, colegas e clientes. Essa é a melhor maneira de conquistar o respeito e a confiança das pessoas.


Respeite o sigilo


Alguns profissionais trabalham em empresas que lidam com informações extremamente sigilosas e, por isso, a discrição e o sigilo são condições expostas dentro do próprio contrato de trabalho.


Visto isso, respeitar o sigilo profissional é não só uma atitude ética, mas também um requisito importantíssimo para preservar o emprego.


Saiba fazer e receber críticas


Críticas são importantes para a nossa evolução, pois nos ajudam a crescer e melhorar o desempenho. No entanto, muitas pessoas não sabem fazer ou interpretá-las de maneira construtiva.


Por isso, se for preciso dar um feedback a algum colega de trabalho, procure pensar na melhor maneira de dizer e como orientá-lo a melhorar o desempenho – nunca faça isso por impulso ou de forma ríspida.


Caso receba uma crítica, não leve para o lado pessoal, compreenda que isso pode ser usado para a sua evolução.


Exercite a ética profissional por um ambiente de trabalho mais saudável.

Ambientais Ambientais Ambientais covid covid covid covid equipamentos equipamentos gestão empresarial gestão empresarial gestão empresarial normas Normas de SST Normas Regulamentadoras Normas Regulamentadoras NRs NRs NRs Participação Participação Registros Ambientais Registros Ambientais Registros Ambientais saúde saúde Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Absenteísmo no Trabalho Agentes Físicos Agentes Químicos agentes-quimicos Ambiente Organizacional Atendimento às Novas Regras Ausência do Trabalhador Boa Relação no Trabalho Carteira de Trabalho Digital casa CIPA Clima Organizacional Como ser bem Sucedido no Trabalho Competências Comunicação Empresarial Consumo Consciente Diversidade nas Empresa Doença Ocupacional Embargos e Interdições Empresas Globalizadas Ergonomia Esocial esocial; gestão; sst eSocial; SST Ética Profissional Faltas do Trabalhador Gestão Gestão de Mudanças Habilidades Higiene Ocupacional lei Liderança Maquinas MEI Melhores Práticas mp Mudanças em SST Mudanças eSocial Nenhuma tag Nomas Regulamentadoras Normas de SST Normas Regulamentadoras nr NR 12 NR 28 NR 3 nr; indústria nr; nrs nr; redação nr12 NRs pandemia PCMSO PGR Prevenção de Acidentes qualidade Qualidade de Vida Qualidade de Vida no Trabalho Redução de Custos Redução de Faltas Relacionamento Interpessoal Responsabilidade Social Saúde do Trabalhador Saúde do Trabalho Saúde no Trabalho Saúde Ocupacional Saúde Preventi Saúde Preventiva segurança Segurança do Trabalho Serviços em Eletricidade SESI SESI viva mais SST SST; NRs; PCMSO; Ergonomia; PPRA teste trabalho Trabalho em Equipe Treinamentos e Capacitações