Diminuição de afastamentos: Saiba como reduzir a ausência dos seus colaboradores

Home Diminuição de afastamentos: Saiba como reduzir a ausência dos seus colaboradores
 sexta-feira, 25 de outubro de 2019

As empresas, sejam elas de grande, médio ou de pequeno porte, têm sofrido com o excesso de faltas cometidas pelos seus colaboradores. Mas, que medidas as organizações podem tomar para gerar a diminuição de afastamentos dos seus empregados?


Muitas vezes, o não comparecimento do funcionário no ambiente de trabalho é resultado de problemas de saúde adquiridos pelo exercício da função, e resolver essa problemática não é uma tarefa tão simples, pois requer maior cuidado com a qualidade de vida do profissional, e isso demanda o investimento em recursos ergonômicos, assim como em cuidados com a saúde psicológica do trabalhador. Esse investimento trará retorno, mas não instantaneamente.


Mas, a realidade no mundo corporativo é que boa parte das organizações priorizam a mudança do quadro de funcionários, ação que não traz solução para a queda da produtividade e aumento de doenças ocupacionais desencadeadas geralmente pela rotina estressante e excesso de trabalho.


Dicas para a diminuição de afastamentos


Ao invés das empresas buscarem medidas imediatistas para driblar a crise na produção, causada pela ausência dos trabalhadores, é mais viável pensar na prevenção como uma saída. Isso porque a diminuição de afastamentos está relacionada diretamente com a qualidade de vida que o colaborador possui no espaço corporativo.


Para solucionar essa questão é preciso:


Promover e incentivar a ginástica laboral


A prática da ginástica laboral se realizada de 10 a 15 minutos diários, contribui para reduzir os riscos à saúde física do profissional, prevenindo doenças como fadiga muscular, lesões e problemas na coluna.


A ginástica laboral ainda ajuda no equilíbrio biopsicológico do empregado e na melhoria de sua produtividade.


Investimento em planos de saúde


O ramo da atividade desenvolvida pode contribuir para o surgimento de doenças ocupacionais, que inviabilizam a diminuição de afastamentos do trabalhador no espaço laboral.


A demora no atendimento e marcação de exames no SUS (Sistema Único de Saúde) também aumenta as chances de afastamento do empregado, justamente porque a perda de tempo nas filas de espera, assim como o atraso no diagnóstico pode provocar agravamento do quadro clínico.


Oferecer acompanhamento psicológico


As pressões no ambiente de trabalho podem provocar desgastes emocionais, resultando em problemas como depressão, estresse, ansiedade e outras doenças psicológicas.


A implantação de EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva) e aquisição de EPI (Equipamentos de Proteção Individual)


O profissional de segurança do trabalho deve pesquisar e determinar os equipamentos mais indicados para cada tipo de atividade, visando a proteção, segurança e saúde do trabalhador, incentivando-o a utilizá-los equipamentos de maneira correta durante a realização de suas atividades.



Acompanhar a saúde dos trabalhadores reduz o absenteísmo


Você pôde perceber que promover o bem-estar do trabalhador é essencial para evitar o absenteísmo? Está ciente que a ausência do colaborador contribui para o aumento do estresse no meio laboral? Então, utilize a prevenção como a melhor instrumento para promover a diminuição dos afastamentos.


Acompanhar a saúde de cada trabalhador ajuda a melhorar a produtividade e contribui para o sucesso da organização, isso porque:


  • Conhecendo as enfermidades de natureza física e/ou psíquica do profissional é mais fácil tomar medidas assertivas que melhorem a qualidade de vida desse profissional no ambiente laboral.
  • Também é possível evitar a ausência do empregado por períodos prolongados, cessando os custos com os afastamentos e a redução nos lucros.

Agora que você já sabe como promover a diminuição de afastamentos na sua empresa, veja mais conteúdos relacionados:

Ambientais Ambientais Ambientais covid covid covid covid equipamentos equipamentos gestão empresarial gestão empresarial gestão empresarial normas Normas de SST Normas Regulamentadoras Normas Regulamentadoras NRs NRs NRs Participação Participação Registros Ambientais Registros Ambientais Registros Ambientais saúde saúde Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Absenteísmo no Trabalho Agentes Físicos Agentes Químicos agentes-quimicos Ambiente Organizacional Atendimento às Novas Regras Ausência do Trabalhador Boa Relação no Trabalho Carteira de Trabalho Digital casa CIPA Clima Organizacional Como ser bem Sucedido no Trabalho Competências Comunicação Empresarial Consumo Consciente Diversidade nas Empresa Doença Ocupacional Embargos e Interdições Empresas Globalizadas Ergonomia Esocial esocial; gestão; sst eSocial; SST Ética Profissional Faltas do Trabalhador Gestão Gestão de Mudanças Habilidades Higiene Ocupacional lei Liderança Maquinas MEI Melhores Práticas mp Mudanças em SST Mudanças eSocial Nenhuma tag Nomas Regulamentadoras Normas de SST Normas Regulamentadoras nr NR 12 NR 28 NR 3 nr; indústria nr; nrs nr; redação nr12 NRs pandemia PCMSO PGR Prevenção de Acidentes qualidade Qualidade de Vida Qualidade de Vida no Trabalho Redução de Custos Redução de Faltas Relacionamento Interpessoal Responsabilidade Social Saúde do Trabalhador Saúde do Trabalho Saúde no Trabalho Saúde Ocupacional Saúde Preventi Saúde Preventiva segurança Segurança do Trabalho Serviços em Eletricidade SESI SESI viva mais SST SST; NRs; PCMSO; Ergonomia; PPRA teste trabalho Trabalho em Equipe Treinamentos e Capacitações