O quão eficaz é a comunicação empresarial da sua organização?

Home O quão eficaz é a comunicação empresarial da sua organização?
 quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

A comunicação empresarial é a maneira como a empresa se comunica com o público interno, clientes, fornecedores e comunidades ao seu redor. 

Para que uma organização funcione de maneira eficiente e competente, ela precisa contar com equipes de alto desempenho. Entretanto, um time de trabalhadores só consegue atingir a excelência quando há uma comunicação clara e efetiva entre si.

Esse é apenas um dos fatores que levam à compreensão da importância da comunicação empresarial. Ela tem como objetivo aumentar a credibilidade da empresa, melhorar sua imagem diante do mercado e de sua força de trabalho e, consequentemente, aumentar seus rendimentos.

Além disso, toda empresa precisa de uma comunicação objetiva e clara para que consiga melhorar a conexão entre os diversos setores que dela fazem parte, evitando assim que erros sejam cometidos.A seguir, vamos entender um pouco mais sobre a comunicação empresarial. Confira!

Comunicação empresarial x Comunicação organizacional

Como o próprio nome diz, a comunicação empresarial é o ato de comunicar em benefício das empresas, onde todas estratégias têm como fim o benefício econômico e social da organização.

Já a comunicação organizacional é muito mais ampla. As organizações em si podem ser empresas, ONG's, associações, sendo de cunho público ou privado. A comunicação organizacional abrange tanto a parte interna quanto a parte externa da instituição, e não tem o objetivo de beneficiar somente a si, mas sim a todos a quem ela é destinada.

Nos dois casos, o objetivo final é favorecer o alcance de metas. Estes objetivos têm mudado cada vez mais, pois, nos tempos atuais, a comunicação não tem apenas o intuito de trazer lucros a uma empresa e, mas também, angariar credibilidade.

Evolução da comunicação empresarial

Se antes a comunicação empresarial se apoiava em memorandos, murais de aviso e notas nos rodapés dos jornais, hoje ela conta com meios muito mais eficientes e abrangentes. 

Antigamente, a comunicação empresarial alcançava colaboradores e clientes de forma lenta e fragmentada. Hoje, com apenas alguns cliques é possível assegurar que pessoas do mundo inteiro vejam uma mensagem com qualidade total e praticamente em tempo real.

É por isso que investir em tecnologias se torna cada vez mais importante para as organizações e pode fazer toda a diferença na forma como ela se relaciona com os trabalhadores e é percebida pela comunidade.

Barreiras da comunicação empresarial

Algumas barreiras podem acabar prejudicando o estabelecimento de uma boa comunicação empresarial. São elas: 

Barreiras semânticas

Este tipo de dificuldade ocorre quando alguém tenta transmitir uma mensagem para outro indivíduo ou equipe em uma linguagem que não é comumente utilizada pelos receptores. Exemplo: se um engenheiro conversa com um estudante do ensino médio e se utiliza de termos formais ou técnicos da profissão, certamente ocorre aí uma barreira semântica, visto que o estudante não entende o que está sendo dito.

Barreiras psicológicas e pessoais

As barreiras pessoais correspondem àquelas criadas pelo próprio indivíduo — por isso, são as mais difíceis de se eliminar. Nada que uma boa conversa e incentivo não possam resolver.

Já as barreiras psicológicas correspondem aos preconceitos e sentimentos de uma pessoa em relação a outra ou a uma equipe.

Barreiras físicas e geográficas

Estas dificuldades dizem respeito aos fatores como distância, ambientes e equipamentos ruidosos, inadequados, dificuldades de deslocamento, entre outros. Exemplo: empresas que possuem atividade em mais de uma cidade ou país, ou que os trabalhadores precisem viajar com frequência.

Nestes casos, pode ficar ainda mais difícil estabelecer uma comunicação empresarial eficaz se ela for feita apenas presencialmente ou por e-mails e mensagens de texto.

Ambientais Ambientais Ambientais covid covid covid covid equipamentos equipamentos gestão empresarial gestão empresarial gestão empresarial normas Normas de SST Normas Regulamentadoras Normas Regulamentadoras NRs NRs NRs Participação Participação Registros Ambientais Registros Ambientais Registros Ambientais saúde saúde Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Absenteísmo no Trabalho Agentes Físicos Agentes Químicos agentes-quimicos Ambiente Organizacional Atendimento às Novas Regras Ausência do Trabalhador Boa Relação no Trabalho Carteira de Trabalho Digital casa CIPA Clima Organizacional Como ser bem Sucedido no Trabalho Competências Comunicação Empresarial Consumo Consciente Diversidade nas Empresa Doença Ocupacional Embargos e Interdições Empresas Globalizadas Ergonomia Esocial esocial; gestão; sst eSocial; SST Ética Profissional Faltas do Trabalhador Gestão Gestão de Mudanças Habilidades Higiene Ocupacional lei Liderança Maquinas MEI Melhores Práticas mp Mudanças em SST Mudanças eSocial Nenhuma tag Nomas Regulamentadoras Normas de SST Normas Regulamentadoras nr NR 12 NR 28 NR 3 nr; indústria nr; nrs nr; redação nr12 NRs pandemia PCMSO PGR Prevenção de Acidentes qualidade Qualidade de Vida Qualidade de Vida no Trabalho Redução de Custos Redução de Faltas Relacionamento Interpessoal Responsabilidade Social Saúde do Trabalhador Saúde do Trabalho Saúde no Trabalho Saúde Ocupacional Saúde Preventi Saúde Preventiva segurança Segurança do Trabalho Serviços em Eletricidade SESI SESI viva mais SST SST; NRs; PCMSO; Ergonomia; PPRA teste trabalho Trabalho em Equipe Treinamentos e Capacitações