Competências e habilidades: Como ser um profissional de sucesso!

Home Competências e habilidades: Como ser um profissional de sucesso!
 quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Trabalhar com o profissional ideal é o que a maioria dos gestores e organizações deseja. Mas quais as competências e habilidades o colaborador deve ter? 

Não existem profissionais perfeitos, mas desenvolver algumas competências e aprimorar habilidades é importante para se destacar. Continue conosco e saiba quais são as características imprescindíveis para ser um profissional de sucesso!

Diferenças entre competências e habilidades

Tanto as competências quanto as habilidades podem ser aprendidas ou desenvolvidas por meio de treinamentos ou experiências.

Pode-se dizer que a habilidade está ligada ao desenvolvimento de uma determinada tarefa, como ler ou escrever, por exemplo. Enquanto a competência é o conjunto de conhecimentos e habilidades que dão o suporte necessário para o desenvolvimento de uma atividade mais elaborada, como dar aulas, por exemplo.

Principais competências e habilidades para ser um profissional de sucesso 

Flexibilidade

Ter flexibilidade é saber lidar com os imprevistos e driblar os momentos de crise. Nem todo mundo tem essa facilidade, mas há algumas dicas simples para adquiri-la, tais como: 

  • reduzir o tempo que se emprega planejando uma tarefa; 

  • trocar, sempre que possível, um trabalho ou atividade que exige minuciosidade e morosidade por ações mais efetivas; 

  • trabalhar com equipes que contenham pessoas de pensamentos diversos;

  • buscar o autoconhecimento.

Uma boa forma de um profissional conhecer a si mesmo é sair da zona de conforto. Para isso, é importante evitar  pessoas muito protetoras ou superiores que não delegam atividades e limitam sua capacidade. 

Iniciativa

Um bom profissional oferece ajuda para resolver situações difíceis e imprevisíveis, agindo com velocidade e inovação. Se o trabalhador tem tendência a evitar riscos, uma dica é passar a considerar os erros cometidos no passado como oportunidades de aprendizado.

Empatia

A atitude de se colocar no lugar do outro com sensibilidade é essencial, especialmente para aqueles profissionais que lidam diretamente com o atendimento ao cliente. Cabe a eles identificar aquilo que o cliente realmente necessita.

A empatia é uma prática. Para desenvolvê-la, o ideal é tomar notas do que o outro diz, escutar dúvidas e demandas individuais e depois converter essas atitudes em um hábito diário.

Capacidade de liderança

Aqui, trata-se de ter a capacidade de envolver e motivar as pessoas. Líderes possuem características como carisma, tomada de decisão, capacidade de detectar e desenvolver potenciais na equipe e assertividade.

Se um profissional tem a facilidade de engajar e motivar os colegas de trabalho, de modo que eles sempre o envolvam nas tomadas de decisões e, juntos, alcançam bons resultados, então ele já possui a capacidade de ser um bom líder.

Para potencializar ainda mais essa capacidade, é importante dedicar parte do tempo para escutar os demais integrantes da equipe, conhecer as dificuldades que eles enfrentam e deixar claro que eles podem confiar no líder para alcançar suas metas.

Com vontade de dedicação, todo profissional pode desenvolver as competências necessárias para o trabalho que deseja desenvolver. Basta aproveitar as oportunidades de aprendizado e treinamento, aprender com os erros e buscar se aperfeiçoar sempre!

gestão empresarial gestão empresarial gestão empresarial Normas de SST Normas Regulamentadoras Normas Regulamentadoras NRs NRs NRs Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Absenteísmo no Trabalho Agentes Físicos Agentes Químicos agentes-quimicos Ambiente Organizacional Atendimento às Novas Regras Ausência do Trabalhador Boa Relação no Trabalho Carteira de Trabalho Digital casa CIPA Clima Organizacional Como ser bem Sucedido no Trabalho Competências Comunicação Empresarial Consumo Consciente Diversidade nas Empresa Doença Ocupacional Embargos e Interdições Empresas Globalizadas Ergonomia Esocial esocial; gestão; sst eSocial; SST Ética Profissional Faltas do Trabalhador Gestão Gestão de Mudanças Habilidades Higiene Ocupacional Liderança Melhores Práticas mp Mudanças em SST Mudanças eSocial Nenhuma tag Nomas Regulamentadoras Normas de SST Normas Regulamentadoras nr NR 12 NR 28 NR 3 nr; indústria nr; nrs nr; redação NRs PCMSO Prevenção de Acidentes qualidade Qualidade de Vida Qualidade de Vida no Trabalho Redução de Custos Redução de Faltas Relacionamento Interpessoal Responsabilidade Social Saúde do Trabalhador Saúde do Trabalho Saúde no Trabalho Saúde Ocupacional Saúde Preventi Saúde Preventiva segurança Segurança do Trabalho Serviços em Eletricidade SESI SESI viva mais SST SST; NRs; PCMSO; Ergonomia; PPRA teste trabalho Trabalho em Equipe Treinamentos e Capacitações