Competências e habilidades: Como ser um profissional de sucesso!

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 quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Trabalhar com o profissional ideal é o que a maioria dos gestores e organizações deseja. Mas quais as competências e habilidades o colaborador deve ter? 

Não existem profissionais perfeitos, mas desenvolver algumas competências e aprimorar habilidades é importante para se destacar. Continue conosco e saiba quais são as características imprescindíveis para ser um profissional de sucesso!

Diferenças entre competências e habilidades

Tanto as competências quanto as habilidades podem ser aprendidas ou desenvolvidas por meio de treinamentos ou experiências.

Pode-se dizer que a habilidade está ligada ao desenvolvimento de uma determinada tarefa, como ler ou escrever, por exemplo. Enquanto a competência é o conjunto de conhecimentos e habilidades que dão o suporte necessário para o desenvolvimento de uma atividade mais elaborada, como dar aulas, por exemplo.

Principais competências e habilidades para ser um profissional de sucesso 

Flexibilidade

Ter flexibilidade é saber lidar com os imprevistos e driblar os momentos de crise. Nem todo mundo tem essa facilidade, mas há algumas dicas simples para adquiri-la, tais como: 

  • reduzir o tempo que se emprega planejando uma tarefa; 

  • trocar, sempre que possível, um trabalho ou atividade que exige minuciosidade e morosidade por ações mais efetivas; 

  • trabalhar com equipes que contenham pessoas de pensamentos diversos;

  • buscar o autoconhecimento.

Uma boa forma de um profissional conhecer a si mesmo é sair da zona de conforto. Para isso, é importante evitar  pessoas muito protetoras ou superiores que não delegam atividades e limitam sua capacidade. 

Iniciativa

Um bom profissional oferece ajuda para resolver situações difíceis e imprevisíveis, agindo com velocidade e inovação. Se o trabalhador tem tendência a evitar riscos, uma dica é passar a considerar os erros cometidos no passado como oportunidades de aprendizado.

Empatia

A atitude de se colocar no lugar do outro com sensibilidade é essencial, especialmente para aqueles profissionais que lidam diretamente com o atendimento ao cliente. Cabe a eles identificar aquilo que o cliente realmente necessita.

A empatia é uma prática. Para desenvolvê-la, o ideal é tomar notas do que o outro diz, escutar dúvidas e demandas individuais e depois converter essas atitudes em um hábito diário.

Capacidade de liderança

Aqui, trata-se de ter a capacidade de envolver e motivar as pessoas. Líderes possuem características como carisma, tomada de decisão, capacidade de detectar e desenvolver potenciais na equipe e assertividade.

Se um profissional tem a facilidade de engajar e motivar os colegas de trabalho, de modo que eles sempre o envolvam nas tomadas de decisões e, juntos, alcançam bons resultados, então ele já possui a capacidade de ser um bom líder.

Para potencializar ainda mais essa capacidade, é importante dedicar parte do tempo para escutar os demais integrantes da equipe, conhecer as dificuldades que eles enfrentam e deixar claro que eles podem confiar no líder para alcançar suas metas.

Com vontade de dedicação, todo profissional pode desenvolver as competências necessárias para o trabalho que deseja desenvolver. Basta aproveitar as oportunidades de aprendizado e treinamento, aprender com os erros e buscar se aperfeiçoar sempre!

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