Clima organizacional: Por que ele é tão importante para a sua empresa?

Home Clima organizacional: Por que ele é tão importante para a sua empresa?
 quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Você tem ideia do que significa clima organizacional? Ele pode ser entendido como a forma com que um funcionário percebe a empresa em que trabalha.

Em um conceito mais amplo, pode-se dizer, ainda, que clima organizacional é o conjunto de sentimentos partilhados pelos funcionários de uma determinada organização. Ele pode influenciar diretamente – positivamente ou negativamente – em sua satisfação e motivação para o trabalho.

Cada empresa possui uma atmosfera psicológica e características próprias e, consequentemente, um clima organizacional diferente. Além disso, o clima pode se referir a uma empresa inteira, a uma das fábricas da companhia ou mesmo ao ambiente de um determinado setor.

A dificuldade na análise do clima organizacional está no fato de que ele se trata de algo subjetivo, sendo percebido de maneiras diferentes pelas pessoas. Por exemplo: o que um funcionário acredita ser algo motivador e estimulante pode ser encarado por outro como desestimulante e desmotivador.

Qual importância de manter um bom clima organizacional na empresa?

Manter um bom clima organizacional é de suma importância para as empresas, já que ele é capaz de afetar, inclusive, fatores emocionais dos colaboradores e exercer influência na concentração. Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente estressante, cheio de conflitos e pressões, certo?

Competições, brigas, falta de espírito de equipe: tudo isso pode deixar os funcionários fatigados, insatisfeitos e com o sentimento de desvalorização e desmotivação. O clima organizacional reflete diretamente em como anda a relação entre empregado e empregador.

Como promover o bem-estar corporativo?

Como citamos acima, o sentimento de bem-estar no ambiente de trabalho deve ser um dos principais objetivos dentro de uma empresa. A maneira como os colaboradores se sentem sempre vai interferir em aspectos relevantes da organização, impactando nos resultados dos negócios.

Mas como melhorar o clima organizacional? Existem alternativas para isso? A resposta é sim. Algumas medidas simples podem ser implantadas no ambiente corporativo e, além de melhorar o clima, também trarão mais saúde e qualidade de vida para os colaboradores. Confira alguns exemplos:

Ginástica laboral

Atividades físicas realizadas no próprio ambiente de trabalho favorecem a melhoria do clima organizacional, que se torna mais leve e alegre. Além disso, o colaborador se sente bem com a atenção recebida e feliz por participar de uma atividade prazerosa.

Monitoramento de estresse

Aqui, nos referimos a um trabalho baseado no princípio da coerência cardíaca, que é direcionado em função dos resultados obtidos nas avaliações.

Funcionários com níveis reduzidos de estresse conseguem lidar melhor com os desafios e adversidades do cotidiano, sem a necessidade de conflitos e desentendimentos. Dessa maneira, a equipe se relaciona melhor e a harmonia ganha espaço.

Grupos de corrida

Essa atividade física, além de prevenir o sedentarismo e combater o estresse, também estimula o espírito de equipe e promove interação entre os funcionários.

Fora essas medidas, existem outros indicadores que também podem ser ferramentas eficazes na melhoria do clima organizacional:

  • medição de indicadores, como o índice de ausências e atrasos;

  • produtividade;

  • rotatividade de funcionários, entre outros.

Ambientais Ambientais Ambientais covid covid covid covid equipamentos equipamentos gestão empresarial gestão empresarial gestão empresarial normas Normas de SST Normas Regulamentadoras Normas Regulamentadoras NRs NRs NRs Participação Participação Registros Ambientais Registros Ambientais Registros Ambientais saúde saúde Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde do Trabalho Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Saúde e Segurança Absenteísmo no Trabalho Agentes Físicos Agentes Químicos agentes-quimicos Ambiente Organizacional Atendimento às Novas Regras Ausência do Trabalhador Boa Relação no Trabalho Carteira de Trabalho Digital casa CIPA Clima Organizacional Como ser bem Sucedido no Trabalho Competências Comunicação Empresarial Consumo Consciente Diversidade nas Empresa Doença Ocupacional Embargos e Interdições Empresas Globalizadas Ergonomia Esocial esocial; gestão; sst eSocial; SST Ética Profissional Faltas do Trabalhador Gestão Gestão de Mudanças Habilidades Higiene Ocupacional lei Liderança Maquinas MEI Melhores Práticas mp Mudanças em SST Mudanças eSocial Nenhuma tag Nomas Regulamentadoras Normas de SST Normas Regulamentadoras nr NR 12 NR 28 NR 3 nr; indústria nr; nrs nr; redação nr12 NRs pandemia PCMSO PGR Prevenção de Acidentes qualidade Qualidade de Vida Qualidade de Vida no Trabalho Redução de Custos Redução de Faltas Relacionamento Interpessoal Responsabilidade Social Saúde do Trabalhador Saúde do Trabalho Saúde no Trabalho Saúde Ocupacional Saúde Preventi Saúde Preventiva segurança Segurança do Trabalho Serviços em Eletricidade SESI SESI viva mais SST SST; NRs; PCMSO; Ergonomia; PPRA teste trabalho Trabalho em Equipe Treinamentos e Capacitações