Ambiente Organizacional: Saiba como estruturar uma empresa

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 quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

O ambiente organizacional é capaz de influenciar a empresa como um todo. Mas você sabe o que esse conceito significa? Trata-se de um conjunto de tendências, forças e instituições internas e externas de uma organização – ou seja, é o somatório de todas as questões envolvidas na estruturação de uma empresa e nos seus resultados.

A performance de uma companhia pode ser afetada por diferentes fatores que, ao mesmo tempo, podem impactar negativamente ou gerar oportunidades.

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm se preocupado com a valorização, o engajamento e a retenção de talentos como estratégia. Por isso, buscam fornecer um ambiente agradável, que estimule a produtividade e a criatividade, deixando os trabalhadores motivados, felizes e engajados com os objetivos do negócio.

Quer entender mais sobre o ambiente organizacional? Veja mais detalhes acompanhando o nosso artigo até o final!

Como é formado o ambiente organizacional?

O ambiente organizacional pode ser dividido em externo e interno. O primeiro representa o contexto no qual a empresa existe e opera, sendo formado pelos elementos fora dos limites da organização. 

Já o segundo, são os elementos internos da companhia, como trabalhadores, gestores, tecnologia, estrutura organizacional, cultura organizacional e instalações. Uma empresa precisa buscar a harmonia entre entre esses dois ambientes, a fim de crescer e se destacar no mercado.

Liderança e poder

A liderança está presente em todas as relações do ambiente organizacional e é uma força importantíssima. Para conduzir suas equipes, os gestores de uma empresa precisam entender claramente esse conceito.

Já o poder traz a autoridade necessária para que o líder possa conduzir sua equipe. Ele ajuda a construir iniciativas organizacionais que irão impactar diretamente na produtividade da empresa.

Cultura organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de costumes e regras que todos os trabalhadores de uma empresa devem seguir. Ela é determinada de acordo com os valores, missão e visão de uma organização.

É a cultura organizacional que direciona os trabalhadores no cumprimento de suas tarefas, assim como seus comportamentos, performance e coesão da equipe. É por meio desses fatores que o ambiente organizacional se manterá a harmônico.

Conflitos

Não há como eliminar completamente os conflitos dentro de um ambiente organizacional, por isso o ponto chave para a empresa é saber como geri-los. Quando gerenciados de maneira eficiente, os conflitos podem até ser positivos para a empresa, pois a partir de divergências de opinião podem surgir ideias inovadoras.

Ambiente externo

Além dos fatores internos já citados, fatores externos também não podem ser ignorados, já que nenhuma empresa está livre de aspectos relacionados ao meio em que está inserida. Clientes, fornecedores, concorrência, legislação, contexto econômico e político: tudo isso pode influenciar diretamente no sucesso dos negócios.

Mudanças

As mudanças costumam gerar transformações estruturais, pessoais e tecnológicas no ambiente organizacional. Há diversas forças externas e internas que podem promover modificações nas empresas, que precisam aceitá-las, sob o risco de tornarem-se obsoletas.

Surge, então, a necessidade de implementar mudanças de maneira consciente e realizar um planejamento eficiente para que elas aconteçam sem interferir negativamente na produtividade da organização.

Quais são as variáveis do ambiente organizacional?

Existem diferentes interferências e influências nos sistemas das empresas. Por isso, elas precisam conhecer a fundo quais são as variáveis do ambiente organizacional:

  • tecnologias e técnicas para se utilizar as novas soluções na empresa; 

  • políticas e ideologias que compõem o mercado do país; 

  • economia; 

  • conjunto de leis e normas que regem o ambiente organizacional

  • variáveis sociais, demográficas e ecológicas.

É importantíssimo verificar pontos críticos do ambiente de uma empresa, identificar possíveis oportunidades de mudanças e aumentar o poder de controle e previsibilidade da organização sobre os elementos externos, a fim de alcançar sempre os melhores resultados.

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